quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O NOVO SURFISTA

“Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de reflexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, nao vamos a parte nenhuma.”

O novo surfista

A passos largos, os surfistas parecem largar o “baseado” e a bermuda e aderir a uma vida profissional cheia de gravatas e uma vida cultural eclética e heterogênea. Evidentemente tal afirmação é uma figura de linguagem, mas representa bem o êxodo cultural dos amantes d’água ocorrido através das décadas e que se configura atualmente em uma valiosa informação a quem deseja comunicar-se com tal público.
Não é nenhuma surpresa a queda nas vendas de moda casual das surf shops; hoje existe um novo surfista. Não o do cabelo parafinado e do reggae pulsando na caminhoneta lotada de pranchas, mas o que parece esteticamente tudo, menos um surfista.
O novo surfista pode ser um pai de família que pega sua perua esportiva de luxo nos finais de semana e, enquanto ouve um disco de rock, prepara-se para dois dias intensos sobre a prancha. Pode ser um jovem rapaz que está atento às tendências de arte e estilo, um publicitário interessado em caipirinhas ou um sambista que apenas aprecia o esporte e nunca ouviu falar em Robert Nesta Marley, o Bob.
O estilo do surfista noventista já não dita mais tendências e tentar puxar este consumidor por tais costumes é como pescar cardume com linha. E nós sabemos: surfista não é lá muito fã dos pescadores...
Além disso, uma nova prática para pegar onda informalmente chamada de internet começou a obrigar as marcas a observarem que os surfistas marítimos são, também, surfistas cibernéticos e, como todos os internautas, absorvem tendências instantâneas e são sedentos por novidade. O ontem é uma onda que já quebrou para quem está no mar ou na rede e, antes de ser um surfista, o individuo é pai, ouvinte, plateia, internauta, eclético e não emplasta as bochechas de filtro solar, como nos bons e velhos tempos.
Assim como nem todas as crianças jogam bilboquê, nem todos os ratos de praia gostam de açaí com banana e muita granola.
O novo surfista é qualquer um.

Nenhum comentário: